Cibersegurança

A cibersegurança é um conjunto de ações e técnicas para proteger sistemas, programas, redes e equipamentos de invasões. Dessa forma, é possível garantir que dados valiosos não vazem ou sejam violados em ataques cibernéticos. Esses ataques podem ter a intenção de acessar servidores, roubar senhas, sequestrar dados ou até mesmo fraudar transações financeiras.

O papel da cibersegurança

A cibersegurança é voltada para softwares, hardwares e redes. Ou seja, cuida para que a infraestrutura, o sistema da empresa não permita ataques cibernéticos. Ela previne problemas com a gestão de informações que é feita pelas máquinas, no trânsito e armazenamento de dados entre elas. Para isso, algumas medidas tomadas são aplicar antivírus nas máquinas, ter cópias de segurança do que está nos servidores, criptografar dados e oferecer uma tecnologia de assinatura digital, que torna mais difícil a perda de informações de forma definitiva e também afasta possíveis fraudes.

Segurança da informação

Segurança da informação é a proteção de dados de propriedade das organizações contra ameaças diversas. Trata-se de um esforço pautado por ações que objetivam mitigar riscos e garantir a continuidade das operações. De fato, é um conceito bastante abrangente, mas que podemos entender de forma mais clara ao dividi-lo em duas partes, informação – conteúdo de valor para uma empresa ou profissional e segurança – a percepção de proteção contra perigos, ameaças e incertezas. O objetivo da segurança da informação, portanto, é garantir ao proprietário desse conteúdo a sensação de que nada de ruim irá acontecer com ele.