Ethical Hacker

Um Ethical Hacker (Hacker Ético) é um especialista em sistemas e redes de computadores que conhece as técnicas e métodos utilizados para se encontrar vulnerabilidades de segurança em softwares e redes corporativas.

No entanto, ao invés de usar esse conhecimento para obter vantagem própria, ele apenas documenta as vulnerabilidades detectadas e as reporta para a empresa que está contratando seus serviços, juntamente com indicações de como solucionar as vulnerabilidades e aumentar a segurança da corporação.

Vulnerabilidades de segurança são encontradas em má implementação de softwares, sistemas e dispositivos mal configurados, ausência de sistemas de segurança como Firewalls, ou até mesmo softwares desatualizados. A função do Ethical Hacker é encontrar essas falhas utilizando-se de técnicas de intrusão, porém sem causar nenhum impacto nos sistemas.

Uma falha de segurança pode causar prejuízos gigantescos em empresas, podendo causar roubo de informações e dinheiro, prejuízos à sua imagem, paralisação de seus serviços e diversos outros danos.

Devido a esses riscos, empresas das mais variadas áreas como bancos, telecomunicações, grandes coorporações em geral, tem procurado por profissionais e empresas especializadas em Ethical Hacking.